Quando falamos em acessórios, a peça com o melhor custo benefício que você encontra no mercado é a semijoia. Diferente das bijuterias, elas recebem um banho de metal nobre, que além de trazer mais beleza à peça, a protege da corrosão e oxidação, se tornando uma excelente opção para as mulheres que procuram um ótimo design e qualidade, por um preço justo.

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre esse processo e saber diferenciar cada produto, iremos te apresentar os principais banhos das semijoias –  que são ouro, prata, ródio branco e ródio negro.

Processo de banho das semijoias (Galvanoplastia)

Galvanoplastia é o nome do processo de banho das semijoias que é responsável pela aderência de camadas finas de metal nobre à peça base. É importante lembrar que toda semijoia passa por esse processo, que determina a quantidade de metal nobre sobre o acessório. 

Se você quer uma peça que vai ter boa duração, você deve ficar atenta a quantidade de milésimos de metal precioso que a semijoia possui, já que quanto maior a quantidade de milésimos, maior é a quantidade de metal precioso presente na sua peça, o que impacta diretamente na qualidade e brilho da semijoia. 

1 milésimo significa 0,001g do metal precioso

Agora que você já conhece o processo responsável por aderir o metal nobre a sua semijoia, vamos conhecer os principais metais que dão banho a elas:

Ouro

Banho de ouro

O material nobre mais conhecido do mundo, também é o mais utilizado nas composições de semijoias. O ouro possui grande resistência à corrosão e dá um alto brilho as peças, deixando os tempos de bijuterias oxidadas para trás e fazendo com que o seu acessório dure por muito mais tempo!

Como falamos no tópico acima, os milésimos se tratam da quantidade de metal precioso presente na semijoia. Para te ajudar a saber analisar a qualidade de uma peça, separamos uma tabelinha que te ajudará a saber o nível da qualidade e durabilidade.

  • 1 a 2 milésimos de ouro: peças com menor durabilidade e qualidade
  •  3 a 4 milésimos de ouro: peças com uma boa durabilidade e qualidade
  •  5 a 7 milésimos de ouro: peças com ótima durabilidade e qualidade
  •  8 a 10 milésimos de ouro: peças com excelente durabilidade e qualidade

Na MILLIÁ, nós nos preocupamos muito com a qualidade da peça que as nossas clientes escolhem, por isso, você encontra acessórios com 10 milésimos de ouro, o que resulta em excelente qualidade e durabilidade! Demais, né?

compre agora Milliá

Prata

Banho em prata

Os banhos de prata proporcionam às semijoias muito brilho e durabilidade, e para não oxidarem, recebem uma camada de verniz.

Se você procura uma peça de excelente qualidade, nós indicamos as semijoias que sejam prata de lei, isso é, que 80% ou mais da sua composição sejam de prata. 

A prata 950, a prata 925 e a prata 800, são três opções de prata de lei que possuem respectivamente 95 gramas, 92,5 gramas e 80 gramas de prata presente em sua composição. 

Compre agora Milliá

Ródio

Da família da platina, o ródio é muito utilizado tanto para dar banho em semijoias como para dar o acabamento final em jóias, por conseguir preservar o brilho da peça e por ser muito resistente à manchas, corrosões e até arranhões. Para banhar as peças existem duas opções de ródio: o branco e o negro.

Ródio Branco

Banho em ródio branco

Podendo ser confundido pelo banho de prata pelos leigos, o ródio branco possui um aspecto cinza claro e é conhecido pelo brilho que ele dá às peças. Acessórios estilosos como os earcuffs ficam lindos quando banhados em ródio branco!

Ródio Negro

Banho em ródio negro

Se nós pudéssemos descrever o banho em ródio negro em uma palavra ela definitivamente seria tendência! Moda entre as fashionistas, o ródio negro tem um tom grafite devido ao corante negro brilhante que é aplicado no ródio. Apesar de receber alteração, o ródio continua deixando a peça brilhosa e com uma ótima resistência

Busque conhecer o que você usa!

Muitas vezes acabamos sendo convencidas a comprar um produto sem perguntarmos as especificações e se ele vai ser um bem durável ou não. Nós da Milliá indicamos que você utilize algumas das dicas que passamos para comprar uma semijoia de qualidade!

Qualquer dúvida, estamos sempre aqui! Um beijo e até o próximo post!


Qual acessório mais combina com o seu estilo

10 thoughts on “Conheça os principais banhos das semijoias!”

  1. Adorei suas intenções mas, a minha procura é por indicação de fornecedor que trabalha com seriedade e respeito com os clientes, onde, eu possa adquirir as peças já banhadas para montagem da semijoias…. quero entrar para o mercado mas, montando as minhas semijoias.
    Obrigada! Abraços

    1. Bom Dia Tereza, tudo bem? Nós da Milliá também vendemos no atacado 😉 Por favor, entre em contato conosco para passarmos todos os detalhes: 11 97071-7986
      Ficamos no seu aguardo.

    1. Oi Millena, Boa Tarde, Tudo bem? Prata 925 significa que a base da peça é composta por 92,5 gramas de prata. Já os 50 miléssimos, que a peça foi banhada com 50 miléssimos de ouro 😉

  2. Oi , Tudo bem com vc?! Queria tanto indicação de onde comprar tiara de metal com banho de ródio e ouro, pronta, pq pra mandar banhar é no mínimo 5kg e estou começando com tiaras em pedraria cara, e queria um matéria de base que fosse compatível, mas está difícil menina, vc teria alguém pra indicar ?! Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *