Não há como não pensar em sofisticação ao lembrar de Audrey Hepburn, em Bonequinha de Luxo, em sua famosa cena em frente a Tiffany’s utilizando um grande colar de pérolas. Ou da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Jackie O.,  ornando perfeitamente a gema, tanto com roupas formais, como no seu dia a dia. A pérola, que já foi considerada a gema mais cara do mundo, nos remete a fashionismo e atemporalidade, trazendo sofisticação a qualquer momento. A peça é definitivamente um must have no porta-joias de uma mulher e é por isso que hoje nós vamos te ajudar a a escolher, com melhor precisão, a sua favorita!

De onde vem as pérolas?

A pérola é a única pedra preciosa do mundo que é fabricada por animais vivos. Ela é o resultado de um sistema de defesa da ostra contra parasitas, ou até mesmo um grão de areia, que se alojam no seu manto. Quando esse corpo estranho está no interior da ostra ou do mexilhão, o manto do animal envolve essa partícula, que produz sobre ela várias camadas de nácar, e é a partir deste processo que surge a pérola.

A fabricação de uma pérola pela ostra demora em média três anos, podendo ser feita tanto pela ostra de forma natural, como artificial, através do cultivo, aonde se é inserido um parasita dentro da ostra, visando gerar uma inflamação para que a gema seja formada.

Colar de pérolas Milliá

Tipos de pérolas

Acreditem ou não: existem vários tipos de pérolas! Elas não possuem um formato igual, por isso pode ser inclusive difícil de se encontrar gemas perfeitas para fazerem pares de brinco ou formarem colares. As pérolas podem ser de diversas cores, tamanhos e se formarem dentro de ostras (água salgada) ou de mexilhões (água doce) e são essas divisões que acabam nos ajudando a descobrir o tipo de cada pérola.

Água Salgada

Pérolas água salgada

South Sea

As Pérolas South Sea são as maiores e mais raras pérolas cultivadas, podendo chegar até 20mm. Isso acontece porque a ostra as produz, a Pinctada Maxima, vive somente em uma pequena área do oceano conhecido como South Sea, que fica localizada entre os oceanos Índico e Pacífico.

Pérolas do Tahiti

Conhecidas pelo seu tom escuro, as pérolas negras do Tahiti são extremamente raras. Quando encontradas, essa pérolas costumam ter tons de cinza, chocolate ou até mesmo azul marinho. Essa gema tem a sua maior produção na Polinésia Francesa e possui cerca de e 8 mm a 16 mm.

Pérola Akoya

As pérolas Akoya são do Japão e é uma das primeiras pérolas cultivadas. Perfeitamente esférica e a mais brilhosa que existe, a pérola Akoya vem das menores ostras do mundo, as perlíferas, por isso esse tipo de pérola possui um diâmetro menor, variando de 2 mm até 10 mm.

Água doce

Pérolas água doce

Pérolas Arroz e Freshwater

De água doce, as pérolas arroz e FreshWater, que também são conhecidas como pérolas Keshi, são pequenas, podendo ter o seu formato tanto arrendondado como comprido, parecendo um grão de arroz. A maior incidência é na China e possui entre 6mm a 12mm.

Pérola Barroca

As pérolas barrocas são as gemas que não atingem 75% de esfericidade e possuem uma forma indefinida. Elas possuem uma ampla gama de cores e tons.

Pérolas artificiais

Além das pérolas naturais e cultivadas, é possível encontrar opções artificias, que costumam ser mais acessíveis, ou ter um formato perfeito.

Pérolas sintética

Pérola Shell

A pérola Shell é uma excelente imitação das pérolas naturais e cultivadas. Feitas a partir de um substrato de porcelana ou resina com um composto formado pela madrepérola, esse tipo artificial possui uma ótima qualidade visual e pode ter inclusive um melhor valor de mercado do que a pérola natural cultivada.

Afinal de contas, o que é a pedra fusion original?

Pérola Sintética

Muito utilizada em bijuterias e em algumas semijoias, a pérola sintética é feita de plástico e possui um menor valor de mercado do que as pérolas naturais ou cultivadas.

Colar pérolas Milliá

Formatos de Pérolas

As pérolas possuem diferentes formatos. Quanto mais redonda a pérola for, mais rara e maior será seu preço. Confira os principais formatos:

formas da perola

Pérola redonda

A pérola redonda é a que possui maior valor de mercado, tendo perfeitas dimensões.

Gota

As pérolas em formato de gota são arredondadas na parte inferior e simétricas.

Button

As pérolas button dão a sensação de que elas foram esmagadas ou achatadas. Elas também são simétricas e não são fáceis de serem encontradas.

Circular

As pérolas circulares, por não terem um formato certo, podem ser consideradas como pérolas barrocas, mas como o nome sugere, elas têm “círculos” ou “anéis” visíveis ao redor do diâmetro da pérola. Esta forma de pérola é mais comum nas pérolas Taitianas e Southsea.

Descubra o tamanho do seu anel!

Semi-barroca

Com o formato irregular, a pérola semi-barroca possui uma leve assimétria, mas que é visível a olho nu.

Barroca

As pérolas barrocas são totalmente assimétricas. Totalmente únicas, elas vêm ganhando cada vez mais popularidade no mundo da moda.

Pérola praticamente arredondada

Como o nome já diz, a pérola praticamente redonda quase possui o formato circular, mas possui uma maior altura do que largura.

Oval

As pérolas ovais são simétricas, mas possuem maior largura do que altura.

Cores

As pérolas podem ser encontradas em diversas cores: entre elas as mais famosas como a prateada, branca e dourada. Confira a baixo algumas das cores mais populares da gema.

Cores da pérola

E aí, já está pronta para escolher o seu acessório com pérola e sair arrasando por aí? Se sim, na Milliá você encontra semijoias com pérolas naturais! Acesse o nosso site e confira!

Milliá semijoias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *