As semijoias douradas, além de encantadoras, são peças que podem ser facilmente combinadas com vários looks. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como limpar semijoias e deixá-las sempre brilhantes e atraentes.

Neste artigo, você vai aprender como limpar semijoias douradas corretamente para mantê-las sempre lindas!

Entenda qual a diferença entre sujeira e oxidação

Antes de tudo, a sujeira é proveniente do uso diário da peça, pois ao longo do dia as semi joias acabam ficando com restos de pele mortas, poeira e oleosidade. Dessa forma, o seu acessório perde o brilho ao longo do tempo, podendo ficar opaco e envelhecido.

Por outro lado, a oxidação deixa as semijoias com uma coloração diferente: escurecidas ou esverdeadas. O processo de oxidação ocorre com a maioria dos metais. Após a oxidação, as semijoias douradas costumam ficar esverdeadas.

Contudo, para cada caso (oxidação ou sujeira), há um tratamento adequado. Neste artigo, você vai aprender como limpar semijoias douradas para deixá-las sempre brilhantes.

Como limpar semijoias douradas?

Primeiramente, é importante salientar que você nunca deve deixar resíduos de produtos nas semi joias. E sempre deve secá-las completamente com um pano macio. Deixá-las secar ao ar livre não é uma boa opção!

Além disso, as semijoias que possuem detalhes de pedrinhas não podem ser colocadas de molho na água por muito tempo.

A seguir, você encontra os cinco principais cuidados, basta selecionar aquele que é mais adequado para as suas peças!

1 Limpeza com sabonete neutro

A limpeza com sabão neutro é a uma ótima dica, pois o sabonete neutro além de ser muito eficiente, possui um pH equilibrado (não agride a sua peça). 

Inicialmente, você deve lavar a sua semijoia apenas com água corrente. Em seguida, coloque uma pequena quantidade de sabão neutro em uma escova de dente com cerdas macia e esfregue suavemente o acessório. Cuide ao enxaguar, é importante não deixe resíduos de sabão nesses adornos.

Outra forma de lavar utilizando sabonete é misturar a água morna e o sabonete neutro em uma tigela e manter as peças de molho por quinze minutos. Em seguida, esfregar com a escova.

Para secar, use secador de cabelo na temperatura baixa e flanela para polir.

2 Limpeza com sabonete de coco

Igualmente, a dica anterior, você pode aquecer uma mistura de água com sabão de coco (que pode ser líquido ou em barra) e deixar a sua semijoia de molho por 15 minutos. Lembre-se: não deixe a água ferver, enxague e seque bem!

3 Limpeza com detergente 

Agora, a terceira forma de como limpar semijoias douradas é uma técnica muito útil nos casos de peças com pedrinhas, que não podem ficar de molho por muito tempo. Primeiro, misture detergente e água. Em seguida, utilize um pano macio para molhar na mistura. 

Após, esfregue suavemente o pano em sua semijoia. Limpe o acessório com outro pano umedecido com água para retirar o detergente e seque bem antes de guardar! 

4 Limpeza com pasta de dente branca

A informação mais importante nesta técnica é não usar creme dental colorido, utilize somente creme dental de cor branca.

Primeiro, lave a sua semijoia em água corrente. Após, passe uma pequena quantidade de creme dental na sua semijoia. Utilize um pano macio para esfregar suavemente. Enxágue com água corrente. Não esqueça de secar bem e guardar em um local adequado.

5 Limpeza com vinagre

Por fim, dentre os cuidados com semijoias listados, a limpeza com vinagre branco, é uma das melhores opções. Basta você molhar um algodão no vinagre e esfregar delicadamente com o algodão. Depois, enxague e seque bem!

Tenho certeza que todas essas dicas de como limpar semijoias vão te ajudar a manter os seus acessórios dourados sempre brilhantes e limpos! 

Já preparou tudo aí para limpar suas semijoias?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *