No mundo das joias e semijoias, existem vários termos que podem confundir a nossa cabeça. Um bom exemplo disso é saber se um item é folheado ou banhado. Aliás, você sabe a diferença entre esses dois processos?

Essa é uma dúvida que muitas mulheres têm, por isso decidimos escrever este post. Aqui, nós vamos abordar sobre as principais diferenças entre acessórios folheados e banhados, além de indicar qual é a melhor opção. Ficou interessada? Então, continue com a leitura!

Qual a diferença entre folhear e banhar uma peça?

Basicamente, a maior diferença entre folhear e banhar uma peça está na forma como cada um desses processos é feito e nós vamos explicar cada um deles abaixo:

O processo de folhear

Você se lembra das igrejas históricas cobertas de adornos folheados a ouro, da época do barroco? Esses adornos — arabescos, imagens, representações divinas — receberam finas camadas de folhas de ouro por cima da escultura. Para que você entenda melhor, vamos explicar o processo a seguir.

Uma peça folheada — ou chapeada — é aquela que recebeu uma camada de uma folha bem fina de metal precioso e depois sofreu uma compressão bem forte, para que essa folha se aderisse ao metal base e formasse o produto.

A desvantagem desse tipo de cobertura acontece quando a peça não é toda plana, com cantos retinhos. Folhear uma peça abaulada, como um anel ou um brinco, dificulta muito para que o acabamento seja feito com perfeição. Assim, a técnica funciona melhor com peças planas e retangulares.

O processo de banhar

Diferentemente dos acessórios folheados, os banhados já conseguem ter um acabamento melhor quando são curvos. Isso se deve ao processo pelo qual o item passa quando é banhado: a galvanoplastia.

Essa técnica consiste em, como o nome popular sugere, dar um banho de metal precioso no produto. Assim, ele é mergulhado em uma solução do metal nobre — podendo ser cobre, ródio, prata, ouro etc. —, recebendo camadas que são depositadas eletroquimicamente.

Nesse processo, o produto base é colocado dentro de uma solução de sais de ouro que fica ligada a um pólo de corrente elétrica. Ao lado do metal, e ligada ao outro pólo, é mergulhada uma barra de ouro. Assim, esse ouro da barra é transportado para o produto por meio do líquido. Esse processo pode ser feito com vários metais nobres.

A semijoias podem receber vários banhos desses metais nobres e cada um deles vai trazer um benefício para o produto final, como brilho, nivelamento e aumento de resistência, por exemplo.

Folheado ou banhado, qual é o melhor?

Hoje, apesar de ainda ouvirmos o termo “folheado”, boa parte das semijoias que são vendidas no mercado são, na verdade, banhadas. Pela dificuldade que falamos acima, a técnica de folhear uma peça caiu em desuso. Isso significa que vai ser muito difícil que você encontre uma semijoia folheada bem-acabada.

Assim, não ficou difícil saber por qual optar na hora de comprar uma semi joia, já que, por poder receber várias camadas, as banhadas apresentam qualidade superior no acabamento e durabilidade.

Com essas informações, deu para entender um pouco mais sobre os termos complicados no mundo das joias e semijoias, não é mesmo? Saber quando um item é folheado ou banhado é apenas o começo para compreender muito mais sobre esse universo.

Este post foi útil? Então, aproveite a visita para ler o artigo “Semijoias e bijuterias: entenda as diferenças” e saiba ainda mais sobre o mundo dos acessórios!

2 thoughts on “Saiba qual é a diferença entre um item folheado e um banhado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *